top of page
  • Foto do escritorJessica Quadros

Como ser mais produtivo? Conheça algumas dicas infalíveis!

Atualizado: 10 de jul. de 2023


Produtividade é a capacidade de produzir o que se precisa, no menor período de tempo - sem abrir mão da qualidade. No mundo em que vivemos, estamos tão afogados por informações - seja notificações de aplicativos chegando no celular, redes sociais, reuniões, cobranças, notícias na tv. Que na maior parte do tempo, deixamos os nossos compromissos de lado para atender a essas demandas. Nesse momento, surge o questionamento: como podemos ser mais produtivos em um mundo onde existem tantos estímulos ao nosso redor? 


Existe um mito de que a produtividade só é importante para quem quer trabalhar muito, porém, isso é um engano. Ela é importante para quem quer trabalhar de forma inteligente, já que otimiza o seu tempo, fazendo com que sobre tempo para fazer o que ainda se quer: como estudar, ficar com a família e sair com os amigos. Isso te garante qualidade de vida. Saiba como ser mais produtivo!


Bloqueie as distrações: quando for realizar alguma tarefa importante, coloque o seu celular dentro da gaveta ou do armário se você sentir que está cedendo ao impulso de olhar todas as suas notificações. Se estiver em um ambiente com TV, mantenha-a desligada. Quanto mais foco você tiver naquela tarefa, mais rápido você conseguirá finalizá-la. 


Técnica pomodoro: você já ouviu falar sobre ela? É uma técnica que tem como princípio focar em uma tarefa por pelo menos 30 minutos antes de fazer qualquer outra coisa. Se a tarefa for longa demais, faça com que cada sessão de pomodoro tenha uma hora ou uma hora e meia no máximo. Após esse tempo, tire cinco, dez minutos para descansar longe do seu espaço de trabalho. 


Faça uma lista de coisas que você precisa fazer e divida-os em blocos de tempo: crie uma planilha no seu computador ou na sua agenda para organizar melhor o seu tempo. Anote todas as atividades pessoais e profissionais que você quer ou precisa fazer ao longo da semana. Agrupe elas em dias e horários, assim quando chegar segunda de manhã ou sexta de tarde, você vai saber o que precisa fazer e conseguirá fazer todas as metas. 


Esvazie a cabeça: se tiver com a mente turbulenta, isso irá atrapalhar a sua produtividade. Quando se sentir assim, coloque suas preocupações para fora, escreva na sua agenda e liste todos os problemas e vá colocando para fora todas as tarefas que ainda precisam ser feitas. Depois tente focar em uma por uma até conseguir realizar todas.


Tenha uma boa rotina de sono: às vezes, você nem percebe, mas é justamente a falta de uma boa noite de sono que está deixando os seus dias improdutivos. Isso acontece porque é durante o sono que nosso corpo e nossa mente descansam e se recuperam. Ninguém consegue viver em modo alerta vinte e quatro horas por dia. Por isso, priorize ter uma boa noite de sono para dormir mais e melhor. 

Alimente-se bem: assim como o sono, a alimentação contribui muito na nossa produtividade, já que ela regula o nosso corpo. Perceba que, quando você passa muito tempo sem comer, costuma ficar inquieto e sem muito foco. Mas se comer demais, fica mole e sem vontade de fazer nada. Por isso, é importante ter horários certos para fazer suas refeições e ter uma alimentação equilibrada. 


Exercícios físicos: isso vai fazer você ter um equilíbrio entre corpo físico e mente. Um complementa o outro. Escolha um exercício, ele vai te fazer desenvolver habilidades, como disciplina e resiliência, que vão te ajudar a manter uma rotina produtiva. 


Espaço adequado: tenha seu espaço de estudo ou trabalho em um ambiente tranquilo, de preferência que não tenha tv. O seu espaço de estudo ou trabalho precisa ajudar sua mente a se concentrar. Se você estuda na sua cama, por exemplo, seu cérebro trava: afinal, esse não é um lugar de descanso? Por isso, tenha pelo menos uma escrivaninha em um espaço que seja exclusivo para isso. Assim, você condiciona sua cabeça que, sempre que for para esse local, estará indo para um lugar de foco, não de descanso. 


E aí, como anda sua produtividade nos últimos dias?



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page